Objetivos 

O objetivo do curso de Mestrado em Micro e Nano Tecnologias (MNT) é a formação de uma nova geração de especialistas e investigadores na área das micro e nano tecnologias, altamente qualificados e capazes de um trabalho autónomo de investigação, desenvolvimento e inovação em ambiente universitário ou empresarial, por forma a contribuir para a criação de um novo conhecimento que potencie a interação entre a Universidade e o tecido empresarial e contribua para a competitividade e sustentabilidade do sector industrial português e europeu no domínio das micro e nano tecnologias. Esse objetivo decorre das atuais necessidades crescentes de desenvolvimento por parte desse sector industrial, nos domínios dos materiais inovadores e das micro e nano tecnologias e constitui, em si próprio, uma oferta coincidente com as necessidades futuras do sector em profissionais especializados e altamente qualificados.

Considera como objetivos principais os seguintes princípios orientadores:

  1. Complementar a formação de licenciados em cursos nas áreas das Ciências e Ciências de Engenharia ou afins, conferindo formação especializada e avançada, em áreas relacionadas com a aplicação das micro e nano tecnologias nomeadamente na medicina, na biologia, nas telecomunicações, na indústria automóvel, no desporto, na eletrónica, na têxtil, na aeronáutica, entre outras.
  2. Proporcionar formação avançada na capacidade de desenvolver as técnicas de fabrico, processamento e caracterização e de novos materiais para micro/nano sistemas.
  3. Proporcionar o desenvolvimento das tecnologias de sensores e eletrónica compatíveis com os materiais e métodos de processamento de micro/nano estruturas e sua integração.
  4. Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o desenvolvimento de novos produtos micro e nano integrados, tendo em conta as especificações das aplicações.
  5. Fornecer aos alunos uma forte formação na metodologia da investigação, apreendendo as vantagens daí decorrentes, numa perspetiva de inovação e desenvolvimento. Neste processo, são desenvolvidos o sentido pelo rigor, a curiosidade e experimentação, a iniciativa individual, o planeamento e a organização do trabalho.  

Gerar conhecimento e tecnologias, através do exercício e prestação de atividades de investigação, desenvolvimento, inovação, demonstração e formação especializada, em colaboração com empresas, organismos e instituições universitárias e não universitárias, em torno dos domínios dos materiais inovadores e das micro e nano tecnologias, promovendo a sua entrada/consolidação em novas áreas de negócio.

Crie o seu website ou loja online com o Mozello.

Rapidamente, facilmente, sem programação.

Notificar abuso Saber mais