Enquadramento

No coração das tecnologias existe um mundo por trás do nosso, invisível mas ainda assim fascinante, o mundo à escala micro e nano. As micro e nano tecnologias são hoje um dos principais focos das actividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países industrializados. Os investimentos na área têm sido crescentes existindo já alguns produtos industriais micro e nano tecnológicos e prevê-se que o seu número aumente rapidamente. Este mercado está assim em plena expansão existindo uma gama de produtos onde a introdução da miniaturização, baixo consumo, elevado desempenho a baixo custo são factores fundamentais. As aplicações das micro e nano tecnologias compreendem um largo espectro, envolvendo um elevado grau de interdisciplinaridade e de áreas científicas, são exemplo as aplicações na bioquímica, biomédica, mecânica, óptica, fluidos, termodinâmica, aeroespacial e telecomunicações. As comunicações sem fio (telefones móveis) vieram proporcionar um aumento significativo dos microchips com comunicação em Rádio-Frequência.

Em Braga e muito perto da UM localiza-se o Instituto Ibérico de Nanotecnologia/Laboratório Ibérico de Nanotecnologia - INL, patrocinado pelos governos Português e Espanhol e Comissão Europeia. Este Laboratório tem um papel dinamizador no desenvolvimento das Nanotecnologias na Europa e em especial no Minho, assim como recursos tecnologicamente avançados.

O Mestrado em Micro e Nano Tecnologias é um projecto da iniciativa dos Departamentos de Electrónica Industrial (DEI), Engenharia de Polímeros (DEP), Engenharia Têxtil (DET), Engenharia Mecânica (DEM), e Engenharia Biológica (DEB), da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.